O que é Ideal Customer Profile7 minutos de leitura
Entender o perfil de clientes e buscar construir um produto que realmente resolva uma dor existente é um grande desafio para as startups e a jornada até encontrar o perfil ideal de cliente não é uma atividade fácil. Mas afinal, “O que é Ideal Customer Profile?”. Para encontrar o perfil ideal do cliente requer algumas atividades por parte dos fundadores da startups. As pesquisas são ações que constroem alguns primeiros núcleos como o público alvo, persona e mapa de empatia.
Quando encontrado esse perfil, agora é necessário filtrar, pois, os leads dos mais variados ainda entrarão no funil e trabalhar cada um deles após cada etapa é um processo que precisa ser bem estruturado para você poder ter um foco e cuidado com o seu cliente ideal, não tendo a aplicação de esforços e recursos com leads que não sejam de fato o perfil ideial dos seus clientes.
O que é ICP – Ideal Customer Profile?
A sigla para Ideal Customer Profile é usada para falar sobre o perfil de clientes que apresentam dor, contexto e as características ideais que se identificam com a solução da startup. Esse é o perfil que tem a dor e está pronto o suficiente para ter como tomada de decisão realizar a compra daquele produto ou serviço que irá solucionar o problema que ele tem. O conceito de ICP é uma complementação de informações baseadas na buyer persona e no de público-alvo. Para você que ainda não conhece esses conceitos, já falamos sobre eles aqui no blog.
Qual é a principal diferença entre ICP, Persona e Buyer Persona e público-alvo?
São termos com significados similares, mas com ações complementares diferentes. Cada abordagem desenvolve informações diferentes e necessárias para a construção do Ideal Customer profile. Esses termos de maneira geral se referem a uma coisa: leads da startup. A diferença está em como eles são usados e as informações geradas em cada uma das aplicações nas entrevistas e buscam para maior compreensão sobre os futuros clientes.
Público-alvo
Essa é uma percepção abrangente sobre informações demográficas, financeiras, gênero, idade, não específicas, mas que se aproximam do cliente ideal daquela startup e com uma solução única. Aqui você constrói, de maneira hipotética e, em geral, com pouca pesquisa, mas claro que quanto mais e com clareza, melhor, o segmento do perfil de seus futuros clientes (leads).
Persona
A persona é uma representação verosímil dos possíveis clientes da startup. A utilização de dados bases através de pesquisa e de mercado para a construção dessa persona é algo padrão, tendo em vista que pesquisas não são obrigatórias e que nem sempre geram todas as informações necessárias para a construção de uma persona realmente mais tangível e próxima do cliente ideal. A persona facilita algumas ações como tom de comunicação, quais são as principais atividades do dia a dia dessas pessoas, além de facilitar como elas consomem conteúdo, o que faz com que uma startup, mesmo em fase inicial possam trabalhar na sua primeira estratégia de marketing de conteúdo.
Dessa forma, a persona aparece no momento em que a empresa precisa saber como se posicionar e se relacionar com seu público, e isso vale para qualquer etapa da jornada do cliente, seja quando ele está conhecendo a organização, seja no pós-venda. A construção da persona está relacionada diretamente com a necessidade da empresa de posicionar em no que se refere ao relacionamento direto com seu público. Quanto mais cedo o conhecimento sobre a persona, mais claro e maiores chances de reter esses leads, será maior.
Buyer Persona
Existe uma grande semelhança entre essas duas ferramentas, tendo como diferença a maneira e circunstância que são utilizadas. O ICP é usado como um filtro na geração de leads, tendo em vista que seu foco é mais direcionado para as vendas/comercial com o propósito de ajudar a encontrar as melhores oportunidades no início do funil de vendas. Já a buyer persona é o resultado do estudo estatístico e comportamental dos compradores da startup que já foram satisfeitos e fidelizados. Com esse parâmetro construído, a BP (buyer persona) é usada para personalizar abordagens, serviços, canais e conteúdos nas diferentes etapas da jornada do cliente, melhorando a experiência e fidelizando, mesmo que ainda no início da startups, todos os seus primeiros clientes.
ICP – Ideal Customer Profile
Quando a gente fala sobre o perfil ideial do cliente, é um foco mais direcionado para as vendas, pois quando mais tempo ofertando algo para alguém que não quer realmente, gera estresse, frustração e muita perda de tempo, além do caixa da startup que nessas fases iniciais não costumam ser algo de muito volume.
O ICP traz informações com mais embasamento através das demais ferramentas citadas incrementando alguns dados mais específicos como:
- Segmentação adotada;
- Estrutura ou capacidade financeira (b2b);
- Desempenho mercadológico (b2b);
- Maturidade no mercado (b2b);
- Faixa de ganho anual do cliente;
- Grau de empregabilidade do cliente.
Essa ferramenta traz a clareza necessária para que a equipe de vendas da startup tenha maiores chances de conexão com os tomadores de decisão, seja em uma possível empresa cliente ou para um consumidor, agregando informações como:
- qual é seu cargo e a relação com sua formação acadêmica, por exemplo, um médico responsável por uma clínica ou hospital;
- qual é o segmento da empresa, tecnologias, redes sociais e sistemas utilizados pelo lead, tanto a empresa quanto o tomador de decisão;
- participação em eventos do setor;
- quantidade de subordinados;
- tempo de trabalho na organização;
Qual é a importância do ICP e o impacto nas vendas da startup?
O ICP se resumem a desenvolver insumos estratégicos das pesquisas para a criação da persona? Não e existem alguns benefícios que ele oferece com a sua utilização:
- Eficiência na abordagem de vendas;
- Redução dos ciclos de vendas;
- Aumento da taxa de conversão;
- Otimização do Life Time Value.
Com certeza a gente concorda em uma coisa: é muito mais fácil se relacionar com alguém que você já sabe o que ela gosta de comer, assuntos que gosta de conversar e até mesmo o tom de voz. Não é mesmo?
A eficiência nas abordagens aumenta, além de trazer aquela sensação que o lead não está conversando apenas com um representante comercial, mas sim com um amigo ou colega. A otimização do ciclo de vendas também é uma consequência e uma das coisas que virá com essa otimização será o NPS. Ciclos de vendas menores são menos estressantes, mais produtivos e encantadores.
Clientes encantados e satisfeitos, indicam outras pessoas para consumirem um produto ou serviço, além do aumenta da taxa de conversão dos atuais leads no funil e dos próximos que virão pelas indicações. Por fim, o Life Time Value cada vez maior, o que gera maior tempo de relacionamento com seus clientes. Outro benefício dentro de todos esses é a diminuição do churn que é a perda de clientes ao decorrer da utilização do produto ou serviço oferecido pela startup.
Esse blog está chegando ao fim e aqui vão algumas dicas finais para você construir seu ICP com sucesso:
- Mapeie as dores e necessidades dos seus clientes
- Saiba qual não é o perfil ideal do seu cliente
- utilize indicadores de performance do negócio
Todas as dicas finais são importantes e você só terá quando conhecer bem a sua startup e seu mercado. Por isso, se você é o fundador ou fundadora, estude muito o seu negócio, busque mentorias e participe de comunidades, eventos e tudo que puder agregar valor para você nessa jornada.
Líder na Rio Sul Valley, Maker na ErreJota, Agente InovAtiva, Embaixador no Angel Investor Club, Community Manager no Hackathon Academy e Projects & Operations na Haze Shift