O que é Golden Circle6 minutos de leitura
O conceito do Golden Circle (ou Circulo Dourado) teve a sua origem com um homem inglês chamado Simon Sinek e que se tornou mais conhecida com o lançamento de seu livro “Stats With Why”, tendo sua tradução também em português com o título de “Por quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação“.
E desde o lançamento dessa metodologia, diversos profissionais de áreas diferentes tem buscado aplicá-la para vários objetivos organizaiconais, sendo desde o lançamento de um produto, na construção da Missão, Visão e Valores e muitos outros exemplos.
O que é o Golde Circle?
Através dessa metodologia, muitos resultados que antes poderiam ser medianos, tomaram proporções maiores e além das esperadas nas organizações e nos demais lugares que são (bem) aplicadas. E como isso acontece? Com certeza você conhece uma marca com uma maçã mordida em todos os seus produtos, não é mesmo? A gente a chama de Apple
E como essa organização revolucionou o mercado com seus produtos como iPhone e iPode, sendo que já existiam outras organizações que também trabalham com o mesmo segmento de produtos que a Apple e ainda tendo mais recursos? O acesso à informação pelas empresas que já existem quando a Apple inciou seus primeiros lançamentos, já tinham o conhecimento sobre agências de marketing, consultorias e até mesmo pessoas que se destacavam nas atividades que realizavam nessas organizações.
O diferencial entre a Apple e os demais concorrentes estava em algo que ninguém fez tão bem quanto eles: eles se comunicavam diferente do que os outros faziam. Simon Sinek traz essa explicação na criação do Golden Circle. Pode parecer algo de outro mundo, mas o Golden Circle nada mais é do que um Círculo com mais três círculos dentro que juntos formam um alvo, que demonstra de dentro para fora: por que, como e o quê.
Como a Apple aplicou o Golden Circle
Segundo o próprio Simon Sinek em sua teoria do Círculo Dourado, todas as pessoas sabem bem o que elas fazem, algumas pessoas e empresas sabem como, mas apenas uma pequena parcela sabe bem o porquê.
A Apple tinha em seu slogan/propósito a seguinte frase antes da aplicação do Golden Circle:
Nós produzimos ótimos computadores. Eles são fáceis de usar e têm um lindo design. Nós desafiamos o status quo.
Você pode perceber que eles trazem aqui de maneira bem diferente do que a teoria traz consigo para realmente mostrar para as organizações, seus clientes e funcionários qual é o propósito de existência da marca e da própria companhia. A frase acima traz a estrutura na seguinte ordem: o que, como e porquê.
Explorado melhor esse exemplo, como ficaria a aplicação da metodologia sobre o slogan anterior?
Em tudo que fazemos, queremos desafiar o status quo. Queremos pensar diferente. Nossos produtos são fáceis de usar e têm um lindo design. Nós fazemos ótimos computadores.
Essa frase acima traz consigo a aplicação da teoria do Simon Sinek, aplicada na ordem correta e com toda certeza, maior impacto, tendo em sua ordem: por que, como e o quê.
Como funciona o Golden Circle?
Para você que trabalha com a produção de criativos, está construindo uma startups, precisa buscar frases de impacto e coisas que realmente impactam o seu público, com certeza aqui está a sua galinha dos ovos de ouro!
Golden Circle e o Cérebro Humano
Para que algo faça realmente sentido para o seu cliente ou a pessoa que irá construir aquele produto e outras que possivelmente irão investir nele, isso precisa gerar um impacto direto em suas memórias, em todo o seu cérebro, para aquilo ficar fixado, igual quando a gente compra Coca-Cola, logo a gente se lembra de família e natal, não é mesmo?
O Neocórtex tem um pensamento racional e analítico além da linguagem e é onde a parte do “o que” entra mais forte, para que aquilo que você está buscando transmitir e vender para uma determinada pessoa, faça realmente sentido da maneira mais racional possível. Para que a gente possa ser efetivo e ainda sim, atingir áreas importantes do cérebro, os dois outros círculos, “como e por que” são os que conversam com o Cérebro Límbico, onde abordam pontos importantes do nosso cérebro, como:
- Todas as nossas emoções, como confiança e lealdade
- Todo o comportamento e tomada de decisão
- Sem capacidade para a linguagem
Uma técnica que deve ser aplicado à teoria é:
- Clareza do Por Que
- Disciplina do Como
- Consistência do O que
Golden Circle aplicado no Hackathon e na sua construção
Todas as técnicas, teorias e ferramentas que a gente traz no blog, a gente busca trazer aplicações claras de como aplicar isso no seu dia a dia. E aqui estamos falando de um lugar que tem o propósito de compartilhar conhecimento para que realmente seja útil para você e para a aplicação das ações que você quer realizar. O Golden Circle, traz uma aplicação simples, principalmente com a leitura desse blog sobre como a gente realmente pode fazer uma aplicação dessa teoria. Explorar os desafios que são postos nos Hackathons para os participantes com essa ferramenta é entender através do:
- Por que
- Como
- O que
Por que fazemos o que fazemos, porque temos esse problema, porque isso aconteceu, porque isso nos impacta, porque isso prejudica nosso cliente, porque nosso cliente parou de comprar com a gente?
Essas são algumas perguntas que podemos talvez, aplicar em cima do núcleo do desafio que a gente tem. Como fazemos o que fazemos, como esse problema aconteceu, como o problema se originou, como isso nos impacta, como isso prejudica nosso cliente, como nosso cliente parou de comprar com a gente?
Seguindo na mesma linha, funciona para o “O que”. As maiores questões aqui é que sempre a partir de alguma pergunta, assim como o Golden Circle ilustra, a gente poderá ter uma noção mais clara dos desafios que você pode ter dentro do Hackathon para que também possa iniciar o desenvolvimento das soluções em cima disso.
É bem provável que você já tenha ouvido falar que os melhores mentores e mentoras são aqueles que fazem as melhores perguntas, não é mesmo?
Existem várias ferramentas que já compartilhamos aqui no blog do Hackathon Academy sobre e que podem te ajudar na hora de construir boas soluções e claro, propor também excelentes desafios para os maratonistas.
Let’s Hack!
Líder na Rio Sul Valley, Maker na ErreJota, Agente InovAtiva, Embaixador no Angel Investor Club, Community Manager no Hackathon Academy e Projects & Operations na Haze Shift