Demoday – Como fazer em Hackathons?3 minutos de leitura
O Demoday é uma das últimas partes do seu Hackathon, mas nem por isso ele deve ser deixado de lado no seu planejamento ao longo de todo o processo do evento. Passando bem rápido sobre o que é o Demoday, na prática, vamos selecionar as ideias mais preparadas para resolver os problemas propostos pelo evento. Mas antes deste dia chegar, precisamos organizá-lo para não esquecer nenhum ponto importante.
- Plataforma:
A primeira coisa que precisa pensar é onde e como vai transmitir seu evento. Vai passar nas redes sociais? Vai usar apenas o YouTube? Importante saber quais ferramentas usar para fazer essa gestão de Live, porque a partir dela você sabe o que pode ou não fazer no seu evento. - Agenda do evento:
Programe-se! Antes de saber as atrações e como prosseguir os pitchs, você precisa ter a hora que seu evento começa e termina. A partir dali você consegue determinar o tempo gasto em cada parte do evento.
Ah! Uma dica que pode te salvar, use os 5 primeiros minutos como recepção para o
pessoal ir chegando na live, quem sabe uma musiquinha não salve?! 😉
- Atrações:
Chegou a hora de decidir quais atrações vão ocupar espaço na nossa agenda e o tempo delas!
Como comentamos na dica anterior, podemos usar 5 minutinhos de recepção para música, talvez uma fala da empresa sobre o que é o Hackathon que está organizando, ou até mesmo uma palestra pode ser uma boa. Mas tudo isso só pode ser pensado depois do cálculo de quantas equipes apresentarão os pitchs para a banca avaliadora e quanto tempo cada equipe tem para se apresentar.
Um exemplo a seguir de atrações:
Recepção com Música
Fala Inicial da Empresa
Regras do Pitch
Pitchs
Palestra
Vencedores
Encerramento
Algumas dicas que podem salvar você é: sempre ter uma atração enquanto a banca avaliadora escolhe os vencedores. Para além disso, não é necessário mais do que 10 minutos totais para apresentar suas equipes (5 minutos de Pitch + 5 de dúvidas da banca). - Banca Avaliadora:
Por último no nosso tópico, mas não menos importante é a escolha da sua banca! Escolha com cuidado, é interessante que sejam pessoas que atuam na área que o seu Hackathon propõe trazer soluções, lembrem-se de deixar essa banca com número ímpar de avaliadores para não termos conflito de empate – e não se esqueça de criar seu sistema de avaliação!
Dicas para te salvar: tenha alguém para facilitar a vida da banca, deixe separado alguma sala no Zoom, Meet, etc… para eles poderem conversar entre si sobre os projetos depois de acompanhá-los. Monte um formulário de pré-avaliação para cada equipe e entregue para eles responderem e se orientarem enquanto assistem os pitchs.
Tão importante quanto seguir as dicas é lembrar que o Demoday também é uma experiência para quem participa e um aprendizado. Comece a desenhar tudo isso quanto antes e pode ter certeza, seu evento vai arrasar!
Luiz Henrique Costa
Acadêmico de produção cênica na UFPR, Luiz dedicou os últimos 6 anos a produção de conteúdo na internet. Fundou o podcasts, trabalhou com grandes players do meio e fez vários eventos online.