As principais metodologias ágeis para usar no Hackathon6 minutos de leitura

O Hackathon é uma experiência única em cada participação e construção, trazendo desafios diferentes para situações e contextos diferentes. O Hackathon tem um caráter exploratório muito forte intrínseco em seus participantes. A ideia sobre participar de Hackathons vem muito de testar, aprender e adquirir experiência. Já comentamos aqui no blog que o Hackathon Online pode ser uma excelente oportunidade para você que está buscando desenvolver seu portfólio, seja ele de design ou projeto. Além de ser um excelente ambiente para se aprender coisas novas e o Hackathon pode trazer aprendizados que são essenciais para o seu desenvolvimento nas áreas de tecnologia, como o conhecimento sobre as principais metodologias ágeis para usar no hackathon.

O espaço é totalmente focado a testes rápidos, falhas e aprendizados. Você sempre tem o suporte de pessoas especialistas nas temáticas de Hackathons que participa, o que traz a absorção de conhecimento técnico mais rápido, levando em consideração todo o tempo que a pessoa que está compartilhando, levou para aprender. E, porque utilizar metodologias em Hackathons Online pode ser diferente de não usar? Para a dinâmica do Hackathon Online e toda a velocidade em que ele acontece, ter um framework e metodologias são importantes para desenovlimentos ágeis (nome sugestivo).

Mas e aí, quais são As principais metodologias ágeis para usar no Hackathon?

As principais metodologias ágeis para usar no hackathon

As três principais metodologias e o que podemos aprender com elas em Hackathons

Pode perguntar para qualquer pessoa que trabalha com tecnologia, inovação e startups qual é o principal ponto a ser levado em consideração na construção de alguma solução ou feature nova, que com certeza ele ou ela irá responder: timing. E ser ágil num mundo que muda constantemente, é incerto, ambíguo, volátil e entre outras características que vem sendo atribuídas aos nossos dias acelerados, é algo fundamental. Por isso, na maioria das vagas ligadas à startups ou que envolvam tecnologia e inovação, vão estar requisitando conhecimentos em metodologias ágeis e experiência.

Mas Matheus, como ter experiência com ágil sendo que nem experiência profissional eu tenho?

Já falamos aqui também que o Hackathon pode ser sua primeira experiência profissional, assim como voluntariado é uma ótima opção para você começar a aplicar seus conhecimentos. Quando falamos de metodologias ágeis existem três que chamam bastante atenção e são utilizadas quase que diariamente nas startups e organizações que estão aplicando essas metodologias. Elas são:

  • Scrum
  • Kanban e
  • Lean
Scrum

É uma metodologia de gestão de projetos, a mais conhecida entre as ágeis, e aplicada principalmente em projetos de desenvolvimento com código, o que é bem característico do Hackathon. Se você não sabe o que é um Hackathon, já falamos sobre ele aqui no blog. Um outro artefato que tem nessa metodologia e que agrega muito valor na agilidade da construção dos projetos nos Hackathons Onlines são os Backlogs.

Backlog é uma estrutura de tarefas onde você atribui tamanho e complexidade para a execução, tendo de uma maneira mais clara quanto tempo pode durar X task (atividade) e quais recursos é suporte será necessário para a execução.

Kanban

É um sistema ágil e visual que serve para controlar fluxos de trabalho. Essa metodologia é baseada na utilização de quadros e cards que representam as atividades. Com certeza você já ouviu falar ou quem sabe já até utilizou o Trello, uma ferramenta gratuita e digital para gestão de projetos. Com a utilização do kanban, a construção dos quadros costumam ter três divisões, sendo elas:

  • To Do (Fazer)
  • Doing (fazendo)
  • Done (feito)

Essa divisão traz clareza na agilidade para a equipe do projeto dentro daquele Hackathon ou em outra situação que você quiser aplicar. Além desses três quadros você pode adaptar o Kanban adicionando algumas outras opções como bloquear a atividade em caso de algum impedimento para a conclusão dela.

Lean

É uma metodologia de trabalho desenvolvido pela Toyota. Seu principal princípio é “enxugar” ou deixar mais “enxuto” as atividades que poderia exigir muitas ações e validações para serem feitas. A aplicação do Lean tem o objetivo de deixar uma equipe mais competitiva, visando mais os resultados do que os processos mais complexos. Aqui no blog a gente já trouxe o exemplo do Business Model Canvas e o Lean Canvas, que traz exatamente a referência do enxuto em comparação ao BMC tradicional.

Agora que você já compreende um pouco melhor sobre os três, a gente consegue entender que o Scrum é uma metodologia, assim como Lean e o Kanban como uma ferramenta. É totalmente possível de alinhar os três e poder utilizá-los em seus projetos de Hackathons Online, explorando a agilidade, priorização e foco nos resultados.

Utilizar ou não utilizar metodologias ágeis em Hackathons?

Com certeza essa é uma grande dúvida para quem talvez ainda não conheça um pouco das metodologias e da ferramenta que eu citei aqui, mas isso não é um problema. Existem alguns pontos, assim como os que eu trouxe acima, que para projetos de Hackathons Online são pontos essenciais a serem levados em consideração e que talvez não haja a necessidade da aplicação de todo a metodologia, pois o que agrega os outros fatores são exatamente ligados as relações do dia a dia. Então, usar ou não usar? A gente está falando de um evento de inovação aberta e que é feito para você testar e aprender coisas novas. O que você acha, faz sentido ou não utilizar?

Pense sobre isso. A minha resposta é claro que sim! Quando mais a gente mesmo que ainda sem experiência tiver um lugar para aplicar o que estudamos, melhor. E o Hackathon Online é esse lugar. Os Hackathons requerem agilidade nas ações, nos fluxos de resultados e nas entregas de curtíssimo tempo. São 48 horas para você hackiar toda essa mararona utilizando as metodologias ágeis.

10 benefícios de se usar metodologias ágeis na construção de projetos em Hackathons

Será que é uma atividade difícil encontrar 10 benefícios de se usar metodologias ágeis em Hackathons Online?

  1.  Agilidade;
  2. Clareza;
  3. Quebra Impedimentos;
  4. Otimização do fluxo de tempo;
  5. Foco em resultados;
  6. Cliente no centro;
  7. Adaptabilidade;
  8. Visualização do fluxo de trabalho da equipe;
  9. Organização;
  10. Mitigação de riscos;
  11. Gestão de equipes menores.

10 benefícios foram fáceis demais, então quis trazer o 11° para vocês 🙂
Espero que depois desse blog vocês adotem as principais metodologias ágeis para usar no hackathon e nos próximos desafios de vocês.
Vamos nessa e

Let’s Hack!

Matheus Carvalho

Líder na Rio Sul Valley, Maker na ErreJota, Agente InovAtiva, Embaixador no Angel Investor Club, Community Manager no Hackathon Academy e Projects & Operations na Haze Shift