10 Ferramentas essenciais para o seu projeto6 minutos de leitura

Lembro do primeiro Hackathon que eu participei…
Não fazia ideia do que eu precisava fazer, a ordem das coisas, como era apresentar um pitch (presencial) e nem se quer tinha uma linha de código programado. Mas se tinha uma coisa que eu sabia é que seria uma excelente oportunidade para conhecer pessoas novas e quem sabe desenvolver uma solução que pudesse mudar a realidade das pessoas e os problemas que existem na minha região. Se eu soubesse um pouco mais sobre quais ferramentas usar, quais técnicas explorar, como trabalhar nas fases de Ideação, validação prototipação, entre outras, com certeza teria sido diferente.

Mas a graça da brincadeira é a diversão e a descoberta. Além de conhecer várias pessoas incríveis, foi a partir dali que eu puder viver experiências incríveis e chegar até aqui, nesse momento, escrevendo mais um blog e compartilhando a minha primeira experiência e claro, 10 ferramentas essenciais para o seu projeto. E ir para a sua primeira experiência em Hackathon sem conhecimento prévio pode ser uma jornada interessante, assim como foi a minha. Mas se você tiver conhecimento de algumas ferramentas, com certeza você poderá se destacar!

Ufa, ainda bem que existe o Hackathon Academy 😀

Essa é uma imagem ilustrativa sobre ferramentas.

Business Model Canvas e Lean Business Canvas

O BMC será com certeza a primeira ferramenta que você irá descobrir quando começar a participar de Hackathons porque é a ferramenta que te auxilia no processo de construção da ideia, além de fazer compreender quais são as partes mais importantes que ela precisa ter para parar de pé. Aqui no blog você poderá encontrar com mais detalhes sobre algumas das ferramentas que eu irei compartilhar aqui hoje com você.

O BMC ou LBC é uma ferramenta composta por 9 quadrantes que englobam

  • Segmento de clientes
  • proposta de valor
  • canais
  • Relação com o cliente
  • Fluxo de receita
  • Recursos-chave
  • Atividades-chave
  • Parceiras-chave
  • Estrutura de custos

E cada uma parte construída do Business Model Canvas faz com que o seu projeto comece a ter uma estrutura que possa ser melhor visualizada ao decorrer do Hackathon, podendo ter mais clareza sobre o que está sendo desenvolvido e podendo até receber uns pitacos por parte de pessoas incríveis que são os mentores e mentoras na maratona.

Figma e Skech

Essas duas ferramentas tem recursos super importantes para você conseguir desenvolver de maneira visual a estrutura do seu protótipo, sendo ele um app ou um site.
Tanto o Figma quanto o Skech te permitem construir estruturas estilizadas, com mockups e até em formato de apresentação para ver de como seria a solução rodando na prática. Essas são duas opções que você pode utilizar e que vale ressaltar o Figma é para Windows e o Skech para Mac.

Se você não conhece muito sobre essas ferramentas e ainda não sabe como utilizá-las muito bem, vou deixar aqui algumas recomendações para você aprender e arrasar nas produções!

Loom, Alt + R e Powtoon

Essas são três ferramentas para você conseguir gravar o seu vídeo pitch e mandar super bem na apresentação. O Loom é uma ferramenta bem dinâmica que permite você gravar o seu rosto e a tela que está projetando, deixa uma qualidade muito boa na sua apresentação.

O Alt + R é um atalho para Windows onde você consegue de maneira bem fácil e prática, gravar a sua tela captando seu áudio com a qualidade correspondente à sua máquina.

E por fim a Powtoon também é uma ferramenta para a captação de vídeos e que irá facilitar na sua apresentação para o Hackathon.

As três ferramentas são maneiras alternativas para você gravar a sua tela e transmitir o conteúdo que você estiver apresentando. Espero que te ajude na sua apresentação!

Pitch.com

Se você, assim como eu, também não é um design super profissional, será uma mão na roda! Esse site contém diversas apresentações prontas para você editar e deixar com a sua cara. Nele você poderá encontrar apresentações de pitch mais simples até as mais específicas como pitch para investimento série A e B. Quando eu descobri essa ferramenta, foi um alívio, pois otimiza tempo e ainda valoriza todo o trabalho 😀

Trello

Essa aqui com certeza é conhecida por você. O trello é uma ferramenta para gestão de atividades onde aplicamos um modelo que costuma seguir o seguinte padrão:

  • A fazer
  • Em andamento
  • Feito
  • Cancelado

Aqui você consegue trabalhar com toda a sua equipe, tendo uma gestão horizontal e com visão clara sobre todas as atividades para ter sucesso no seu projeto dentro do Hackathon.

Mural e Miro

Tanto o Mural quanto o Miro são duas ferramentas que permitem você trabalhar de maneira visual a construção de processos, utilização de post-its, Wireframes, jornada do usuário, realizar uma Desk Research. As possibilidades são infinitas! Você pode testar as duas e ver qual funciona melhor para você e a sua equipe. Lembrando que o que mais importa é a solução sair bem feita no fim.

Notion

O notion é uma ferramenta NoCode que fornece componentes como notas, base de dados, quadros, wikis, calendários e lembretes. Com essa ferramenta você pode ligar todos estes componentes para criar os seus próprios sistemas de gerenciamento do conhecimento, tomada de notas, gerenciamento de dados, gerenciamento de projetos, entre outros.

Quem conhece ferramentas NoCode não quer guerra com ninguém.

E aqui vai mais algumas indicações de canais que podem te ajudar no tema:

Rawshorts

Rawshorts é uma ferramenta super diversidade e excelente para a criação de vídeos animados de uma maneira super simples e a partir de textos. Essa tecnologia utilizar IA para criar um rascunho de vídeo em segundos, economizando incontáveis horas de criação de vídeo. Para fechar com chave de ouro, tem um IG no Instagram que eu sigo e que sinceramente, esse cara traz várias

Dica de ferramenta

Se você não falou com a voz dele, com certeza ainda não o conhece. O Além do CNPJ é um IG que tem uma série de conteúdos de ferramentas importantes para você utilizar no seu negócio e explorar muito mais do que você poderia imaginar, tendo uma infinidade de oportunidades para você criar.

Let’s Hack!

Matheus Carvalho

Líder na Rio Sul Valley, Maker na ErreJota, Agente InovAtiva, Embaixador no Angel Investor Club, Community Manager no Hackathon Academy e Projects & Operations na Haze Shift