O que é Matriz SWOT7 minutos de leitura

O que é matriz SWOT e qual é o impacto dela nas suas ações?

A matriz ou análise SWOT tem a origem do inglês e que corresponde às seguintes palavras respectivamente, strengths,weaknesses, opportunities e threats, tem sua versão em português também que você com certeza já ouviu e que se não tenha escutado, é a Matriz FOFA.

A Matriz FOFA corresponde às palavras, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. A Matriz SWOT costuma ser utilizada na maioria das vezes em contextos empresarias para a melhor compreensão dos cenários de macro e micro ambientes. Entretanto, assim como vida pessoal e profissional não são separadas, tudo que a gente aprende em uma, a gente aplica na outra, a Matriz SWOT também pode ser utilizada. Imagina que você precisa tomar uma decisão importante como um casamento ou que está decidindo sobre as possibilidades de firmar compromisso com uma pessoa, a Matriz SWOT te ajuda nisso e já deixou aqui a recomendação do documentário “O código Bill Gates” onde Bill Gates faz uma análise sobre se casar com Melinda Gates, quais seriam os prós e contras.

Agora que você já sabe do que vou falar com você nesse texto, vem comigo para ver como pode aplicar essa ferramenta estratégica em todas as áreas da sua vida!

O que é Matriz SWOT ou Análise FOFA?

É um método/ferramenta de planejamento estratégico que envolve a análise de cenários que podem variar desde o macro até o micro ambiente para a tomada de decisões. Essa matriz foi criada nos anos 60 por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford. Albert foi um consultor de negócios e gestão americano especializado em gestão organizacional e mudança cultural. Inicialmente graduado em engenharia química em Illinois.

Tomada de ação com estratégia ligada a Matriz SWOT

A Matriz SWOT mesmo sendo relativa simples e fácil a aplicação, não pode ser ignorada a sua importância e relevância na tomada de ações dentro de uma organização, sendo em momentos de construção de novos produtos/serviços e claro, análises internas e externas sobre os ambientes. Cada uma das partes dessa Matriz precisam ser bem aplicadas e compreendidas no contexto de informações que uma determinada organização tenha e principalmente entender o contexto de sua aplicação.

Se tratando das forças e fraquezas elas estão ligadas aos principais pontos estratégicos internos de benefício e mitigação de riscos/perdas na tomada de decisão que estão no seu controle. O foco aqui é direcionado para você e sua empresa. Já as oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos, que estão fora do seu controle. Sempre que utilizamos a Matriz SWOT, precisamos ter a compreensão que ela engloba tanto o contexto interno quanto o externo.

Ambiente Interno

Forças

Corresponde às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Seus diferenciais competitivos, as aptidões mais fortes do seu negócio. Os principais fatores que são tangíveis para as tomadas de decisões na empresa e que possam ser utilizadas, como citado acima, para a mitigação de riscos e benefícios em cada uma dessas ações de maneira estratégica. E para que essa análise seja bem construída e compreendida por todos que estejam nessa construção ou que terão acesso ao material para demais ações, algumas perguntas devem ser feitas antes de realizar a construção da matriz:

  • Quais são as minhas melhores atividades/produtos/serviços?
  • Qual é a minha maior vantagem competitiva?
  • O quão felizes meus clientes estão?

Vale ressaltar ainda que é importante ter uma matriz onde você possa focar sempre nos pontos principais. Essa não é ou talvez de fato não seja a hora de trazer todos os pontos fracos e fortes da organização, então foque em no máximo 4 pontos dentro de cada quadrante.

Fraquezas

São pontos que podem prejudicar e/ou interferir negativamente no andamento da empresa. Essa é uma etapa que exige uma honestidade, sinceridade e transparência. Nessa análise, é uma estratégia que está sendo desenvolvida. Não devem se ater a falas pontuais que podem beneficiar ou prejudicar a organização. Por isso, trabalhe bem as ideias e saiba expor cada uma delas. Para as principais fraquezas identificadas para o foco abordado na utilização da matriz, devem ser analisadas de maneira individual, analisando os impactos de curto, médio e longo prazo na estrutura do negócio (financeiro, pessoal, mercado)

A partir dessa análise e dos possíveis impactos nos períodos de tempo, deve ser levado em consideração como cada fraqueza será tratada para mitigar os riscos de maiores perdas ou de danos. Para uma melhor construção dessa análise, faça a si mesmo e peça para que as pessoas que estão nesse processo também as façam:

  • Por que meu concorrente foi escolhido ao invés de mim?
  • Meus funcionários são os ideais para esse trabalho?
  • Por que meus clientes não estão engajados?

Ambiente externo

Oportunidades

Nada mais são do que forças externas que impactam positivamente a sua empresa. As oportunidades são atribuídas com esse nome pela percepção de que existe uma possibilidade e a empresa, organização ou mercado estejam à favor para uma tomada de ação que gere benefícios através dela. No contexto de oportunidades e se tratando do ambiente externo, essas oportunidades não podem ser controladas, mas podem ser administradas. Como isso? Tudo dependerá da agilidade da organização para as tomadas de ação que ela terá. Velocidade e consciência de quais recursos usar e como usar, farão total diferença.

Ameaças

São o oposto das oportunidades. Fatores externas que influenciam negativamente o seu negócio. Pense no que você tem medo, se isso acontecer realmente, você já sabe o que fazer? É necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam seus lucros e o empreendimento como um todo.

Alguns exemplos:

  • Escassez de mão de obra;
  • Catástrofes naturais;
  • Roubo de dados;
  • Novos e melhores concorrentes, entre outros.

Como a Matriz SWOT se aplica no contexto dos Hackathons e nas Startups

A estrutura dessa matriz é quase que universal para todos os tipos de negócios e possíveis momentos que alguém busca tomar uma ação. Imagine você e sua equipe no início de um Hackathon ou vocês têm 4 propostas de desafios para propor soluções. Aqui é onde você já pode começar a aplicar essa matriz e de maneira rápida ter boas respostas.

Num exemplo rápido:

Força
  • Esse é um tema que eu tenho boas referências e conhecimento, consigo buscar bons mentores, realizar uma boa e rápida validação.
Fraqueza
  • Esse é um tema que eu não tenho conhecimento e que dependerá de mais tempo para analisar, buscar fontes de pesquisa, além de uma validação mais demorada.
Oportunidades
  • É um mercado com um tamanho expressivo, existem empresas nas regiões dos integrantes da equipe que possam ser interessantes para o início desse negócio, o perfil do consumidor é de alta demanda.
Ameaças
  • O contexto empregatício e financeiro das pessoas não está bom, o ticket é baixo e a escala pode ser lenta.

De maneira breve, aqui a gente consegue entender e isso vai depender da análise de cada pessoa, empresa e informações que tiverem para alimentarem e construírem uma boa matriz SWOT/FOFA.

Como Montar uma Matriz SWOT e alguns passos?

  • Identifique seu objeto de estudo
  • Pesquise sobre
  • Faça brainstorming com a equipe
  • Refine os resultados do brainstorming
  • Defina as próximas ações
Algumas perguntas que podem auxiliar você e sua equipe nessa construção:
  • Forças podem alavancar quais oportunidades?
  • Forças podem minimizar ou combater quais ameaças?
  • Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades?
  • Fraquezas podem potencializar quais ameaças?

Estava pensando em utilizar essa matriz? Não pense mais, utilize e com estratégia!

Let’s Hack!

Matheus Carvalho
Líder na Rio Sul Valley, Maker na ErreJota, Agente InovAtiva, Embaixador no Angel Investor Club, Community Manager no Hackathon Academy e Projects & Operations na Haze Shift.