Habilidades desenvolvidas no hackathon pelo perfil designer3 minutos de leitura

Habilidades chaves que um designer desenvolve em desafios de inovação.

Se você já leu alguns dos posts anteriores do Hackathon Academy, provavelmente já sabe um pouco como funcionam os hackathons e deve estar interessado em participar 🙂

Hoje vim falar sobre a área de Design e o seu principal papel nos Hackathons.

Seja você um designer gráfico ou UX designer, participar de hackathons é algo que vai desenvolver seu portfólio e suas habilidades de maneira geral.

Aqui vai algumas habilidades que você vai poder desenvolver:

Adaptabilidade – uma das habilidades desenvolvidas no hackathon.

Ao iniciar seu projeto a primeira habilidade que você desenvolverá é a adaptabilidade e comunicação em equipe, pois há grandes chances de você cair de paraquedas em um time com pessoas muito diferentes de você, tanto em personalidade quanto background profissional. Você terá pouco tempo para conhecer, se conectar com sua equipe e já começar a trabalhar no projeto.

Agilidade – a segunda habilidade desenvolvida e que pode ter um grande impacto na sua produtividade entrega em curto tempo.

A segunda habilidade que você desenvolverá é agilidade no desenvolvimento dos seus designs, afinal você não terá tempo para perfeccionismo. Acredito que todo designer já ficou empacado em uma arte em que você passa 1 hora desenvolvendo um layout, não gosta, depois apaga e faz de novo, ouuuu pior fica jogando um elemento 10 pixels para esquerda, depois 10 pixels para direita e fica em um estado de bloqueio criativo. Em um hackathon os prazos são curtos e você terá de encontrar formas de trabalhar agilmente e consequentemente o perfeccionismo será deixado de lado, porque você aprenderá a focar nas entregas essenciais.

Dependendo dos temas de hackathons que você participar, os tipos de entregáveis variam, o que te dará a possibilidade de desenvolver interfaces de protótipos web/mobile, ilustração de processos e até key visual de produtos físicos, ressaltando que o tipo de entregavel de design mais comum é o protótipo de interfaces dos sistemas que será desenvolvido. Eu poderia abordar várias habilidades que um designer irá desenvolver durantes os hackathons, porém, essas duas citadas acima certamente irão gerar mais impacto em sua jornada, antes de finalizar aqui, vou deixar uma dica para você!

Dica para você que é designer iniciante ou que ainda não esteve em algum hackathon.

Uma das principais dificuldades de designers iniciantes é como desenvolver um portfólio e o que colocar lá, e adivinha? Seu projeto de hackathon irá ajudar e MUITO no seu portfólio, pois além de você mostrar os designs elaborados, ter participado de um hackathon significa que você consegue desenvolver um projeto em pouquíssimo tempo e certamente é uma habilidade que irá fazer brilhar os olhos de todo recrutador.  Acompanhe o Hackathon Academy no Instagram e LinkedIn para ficar dentro dos hackathons que estão por vir e embarcar nessa jornada fascinante e desafiadora!

Isadora Cavalcante
Designer e Estudante de Publicidade e Propaganda, Destaque hackathons no Mega Hack Women, CCR, CSN Inova e outros desafios de Inovação.