Hackathons – Ferramentas importantes para desenvolver sua solução no Hackathon2 minutos de leitura

Olá! Que tal a gente conversar hoje sobre quais ferramentas podem fazer você otimizar tempo e serem diferenciais importantes para caso você ainda não as conheça e te ajudar no desenvolvimento da sua solução?

Vamos nessa! Aqui no blog do Hackathon Academy temos vários conteúdos falando sobre como participar de Hackathons, quais habilidades você pode desenvolver nas maratonas, entre outros.

E hoje para te dar um impulso maior e você poder ter uma boa performance nos Hackathons, vamos falar dessas ferramentas que podem te auxiliar no desenvolvimento da solução.

A primeira delas é o Figma.
O Figma é uma ferramenta de prototipação que auxilia na criação de todo o protótipo e visualização da experiência do usuário através das interações com os botões e animações do aplicativo entre outros pontos. Uma curiosidade sobre o Figma que talvez para você, que conheceu essas maratonas recentemente e ainda não conheça, é o “Community”.

Na comunidade do Figma você consegue um extenso acesso a wireframes de diferentes tipos e proporções de construção, otimizando o tempo de criação e possível brainstorming.

Duas ferramentas interessantes pra você também é o site do unDraw que tem várias animações que você pode utilizar no seu processo de prototipação.

Uma outra ferramenta super importante é o Google apresentações ou o famoso Power Point. Nessas duas ferramentas você consegue desenvolver apresentações que são muito importantes para exemplificar todas as informações pertinentes da solução. Mas você deve estar se perguntando porque eu trouxe essas duas, não é mesmo? Ambas são excelentes ferramentas, contudo, uma delas é colaborativa em tempo real e essa é a sacada aqui.

Para eventos como as maratonas, tudo que seja colaborativo, é essencial para a otimização do seu tempo e para a compreensão do time sobre as informações tem tempo real.

Para finalizar essas diquinhas, trago um atalho simples e que pode auxiliar na hora da gravação, que é o Windows + G para caso você utilize o sistema operacional da Microsoft você pode gravar seu vídeo pitch dessa maneira, sem precisar utilizar alguma outra plataforma.

A gente sempre traz essas dicas para facilitar as suas construções nas maratonas e claro, sempre buscando compartilhar conhecimento. Espero que tenha sido de valor para você.

Abraços e até mais!

Matheus Carvalho
Líder na Rio Sul Valley, Maker na ErreJota, Agente InovAtiva, Embaixador no Angel Investor Club, Community Manager no Hackathon Academy e Projects & Operations na Haze Shift.