Habilidades desenvolvidas no hackathon pelo perfil de marketing.3 minutos de leitura

Para quem gosta de desafios, os Hackathons e outras maratonas de inovação aberta são incríveis oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

No mercado de trabalho ou até mesmo para pessoas que estejam buscando empreender, os Hackathons trazem uma grande multidisciplinaridade, possibilitando você a aprender diversas habilidades que são importantes para a área que você deseja atuar.

Como a gente bem sabe, nos Hackathons existem alguns perfis que você pode aderir para poder participar e para que você saiba quais deles pode ser o melhor para você se desenvolver ou até mesmo colaborar com o seu time, hoje vamos falar sobre o perfil de marketing.

Para você que busca participar do seu próximo hackathon com o perfil de marketing, já vou adiantar algumas coisas que são super importantes. Nesse perfil, você veste o chapéu para abordar assuntos que são de extrema importância para o desafio e para o fortalecimento deixar a solução do seu time bem “parruda”.

Alguns pontos importantes para você ficar com o radar ligado são sobre os canais de comunicação, métricas de engajamento para redes sociais, presença nas redes sociais, métricas de rentabilidade, valorização do negócio entre outros pontos.

Sobre as métricas de valorização do negócio e estabilidade, algumas que podem ser bem importantes, são:

• ROI (Return Of Investment);
• CAC (custo de aquisição por cliente);
• NPS (Net promoter score) e;
• LTV (Life time Value).

Os Hackathons e grande parte dos desafios acontecem em um fim de semana, onde se inicia no fim da sexta-feira e dependendo do gás da galera, vai madrugada adentro para desenvolver a solução e pensar em como fazer uma boa apresentação no dia do Pitch que acontece no Demoday. Falamos sobre o evento do demoday aqui nesse blog.

Algumas outras habilidades que o perfil de marketing pode desenvolver e aí claramente dependerá de você que estiver participando, estar aberto ou aberta para aprender e se desenvolver.

Nas maratonas você estará se relacionando com pessoas de diversos públicos, faixas etárias diferentes e que saber se comunicar com cada uma delas fará total diferença. No fim de semana do desafio ou na semana que o antecede, a empresa ou time responsável costuma fazer uma série de lives/oficinas falando sobre temas que podem ajudar você no próprio desafio.

A galera sempre costuma trazer assuntos como realizar a apresentação do pitch e suas características, como desenvolver um bom layout de designer para causar impacto em quem estiver assistindo, entre outras que dependerá do tipo do desafio e nicho que ele busca soluções.

Agora para finalizar esse blog, uma coisa que é fundamental e imprescindível para você que quer participar e busca se desenvolver é:

Esteja aberto(a) a aprender!

E como no Hackathon Academy a gente gosta de compartilhar experiências e aprendizado, aqui a gente sempre compartilha assuntos que pode ajudar você a se desenvolver.

Acompanhe o blog do Hackathon Academy! Por aqui a gente traz conteúdos para você se destacar e sair super bem nos desafios.

Iai, está preparado ou preparada?
Let’s Hack!

Matheus Carvalho
Líder na Rio Sul Valley, Maker na ErreJota, Agente InovAtiva, Embaixador no Angel Investor Club,  Community Manager no Hackathon Academy e Projects & Operations na Haze Shift.