Hackathons – Cases de sucesso em 20206 minutos de leitura

Hackathons em 2020 – Conheça os melhores casos de sucesso no Brasil
Nada melhor para construir um Hackathon, como poder ter cases de sucesso para se basear. Não é mesmo? Buscamos os melhores casos de sucesso no Brasil em 2020 para que você possa entender como foram desenvolvidos e o que extrair de melhor para a construção do seu.

A gente trouxe sete hackathons de segmentos diferentes para você utilizar com benchmarking para a elaboração do seu próximo desafio. Além disso, cada um desses hackathons tem particularidades próprias que você pode tirar insights que serão super valiosos. Vamos lá!

1. Inova Turismo
Sobre o Hackathon: A pandemia trouxe uma série de mudanças para o nosso comportamento que impactou diretamente no setor do turismo. E este é o momento de buscar novas formas de reinventá-lo! O Inova Turismo é uma maratona de três dias que busca soluções viáveis para os desafios que o setor está enfrentando. Neste hackathon, universitários, empreendedores, profissionais e entusiastas do tema que moram em qualquer parte do Brasil são bem-vindos para ajudar os negócios do turismo a se manterem competitivos neste novo cenário.

O segmento do turismo foi um dos mais afetados durante a pandemia e uma excelente ideia para desenvolver soluções que o cenário pandêmico trouxe para esse segmento é o Hackathon. Você terá um público completamente diverso e de diferentes regiões do país para pode propor soluções que seguem com os desafios locais como background e que podem refletir em todo Brasil, além de poder surgir soluções que sejam necessárias para os desafios que o setor enfrentou e continua a enfrentar.

2. Hackathon TI Safe 2020
Sobre o Hackathon: “o objetivo é realizar uma maratona de ideias para solucionar os desafios propostos pela TI Safe. Serão três dias de competição com 50 participantes, divididos em 10 equipesUm dos principais objetivos do desafio é deixar como legado ideias, caminhos e soluções na área de segurança cibernética que serão incorporadas ao projeto Curitiba 2035, uma iniciativa da sociedade Curitibana para a construção de diretrizes de longo prazo, que nortearão as políticas de desenvolvimento da cidade nos próximos 20 anos. O projeto tem como ponto de partida o estudo prospectivo Curitiba 2030, realizado em 2010, que teve como objetivo indicar um caminho para posicionar Curitiba, em um horizonte de 20 anos, no patamar das principais cidades inovadoras do mundo. Este estudo prospectivo baseou-se em um processo organizado de reflexão coletiva de diversos segmentos da sociedade, resultando na priorização de temas e proposição de ações adequadas ao desejo de transformação local.”

A transformação digital nas empresas tem sido cada vez mais requisitada pelos novos consumidores, clientes e stakeholders. Buscar novas soluções através da tecnologia é uma excelente ideia para organizações, independente do tamanho, para conseguir embarcar nessa nova onda de transformações que vem acontecendo e esse hackathon traz alguns insights para você desenvolver novas soluções através de desafios como esse exemplo.

3. Hackathon Viagens

Melhore a experiência nas viagens e a interatividade entre o agente de turismo e o viajante.

Sobre o Hackathon: “o foco será a interação entre o profissional que vende a viagem e o consumidor desta viagem. Não queremos entrar na experiência da viagem em si, pois isso depende muito do destino, da sua viagem e da expectativa do cliente. Mas o grupo participante no Hackathon Viagens também pode apresentar algo neste sentido (que melhore a viagem do cliente), desde que saiba vender esta proposta para a bancada julgadora como uma facilidade que irá melhorar também a interação do agente com o viajante. A criatividade, seja tecnológica ou no discurso para vender sua ideia, é essencial no Hackathon Viagens!”

Esse hackathon buscou focar na experiência das viagens de turismo. O foco não estava em soluções abrangentes, mas sim especificas para uma dor especifica da empresa, do segmento ou de necessidade do cliente final.

4. Hackathon Ambev
Sobre o Hackathon: “para este ano, quisemos fazer ainda melhor e maior. Com uma programação 100% on-line, o novo desafio foi feito para chegar aos quatro cantos do Brasil. Sabemos que nosso consumidor está mudando a todo momento e que temos que nos adaptar a essas mudanças com novos produtos, comunicações assertivas e tecnologias que nos ajudem em toda essa logística e interação.”

Esse hackathon traz alguns desafios mais específicos para os seus participantes, assim como citado na própria descrição, ele fala sobre comunicações assertivas, logística e perfil de consumo.
Mais um exemplo de como buscar novas soluções através da inovação aberta e maratona de inovação.

5. Hackathon Inova 2020
Sobre o Hackathon: “é uma maratona de programação com as 10 melhores ideias trazidas por grupos de estudantes do ensino médio de idade igual ou superior a 15 anos, que tenham criado soluções tecnológicas em diversos formatos, como aplicativos, sistemas, processos ou serviços que sejam otimizados por meio de uma ferramenta tecnológica, para os problemas e desafios da rede estadual de ensino. Ao final da imersão de dois dias, como nas grandes Hackatons online que acontecem pelo mundo, o grupo que chegar ao melhor resultado será premiado.”

Nessa desafio o foco está com maior foco para o potencial dos jovens de ensino médio na faixa de 15 anos ou mais e suas habilidades para desenvolverem soluções na resolução de problemas do dia a dia.

6. Hackathon Dataprev 2020
Sobre o Hackathon: “os desafios serão focados nas necessidades da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN, com o tema ‘Justiça fiscal orientada por dados'”

Nesse desafio, a particularidade das soluções são focadas para o setor publico com foco que é a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Então, a percepção aqui é que pode ter tanto um público aberto que proponham ideias para soluções Gov, assim como pessoas que são atuantes do setor público. O insight é que tenha o público específico para o seu desafio de acordo com as soluções que você deseja obter através dos participantes com uma experiência específica.

7. Datathon 2020
Sobre o Hackathon: esse hackathon foi especificamente criado para desenvolvedores e outros profissionais que trabalham com dados em suas respectivas atividades diárias, tendo que resolver casos reais sobre a gestão, proteção e utilização de dados para o desenvolvimento de novas soluções.

Nesse hackathon a gente pode perceber que ele pode ter mais de cem pessoas ou menos de cem. O foco aqui pode ser em ter uma melhor gestão dos participantes em menor quantidade caso você tenha um time pequeno, ou até mesmo uma gestão mais ampla através de um time maior e com uma maior quantidade de participantes. Aqui as soluções através dos jurados deverá ser muito bem cuidada e tratada, pois existem muitos termos técnicos, códigos e questões como a segurança dos dados, LGPD entre outros pontos.

Esses foram os 7 hackathons que a gente buscou trazer para que sirva de benchmarking na construção dos seus próximos desafios. A gente espera que eles possam gerar insights para você.

Let’s Hack!