Soft Skills e Hard Skills – Como um hackathon pode ajudar você a se desenvolver?3 minutos de leitura

  1. Provavelmente você já ouviu essas duas palavrinhas em algum lugar, tô certo? Mas será que a gente sabe o que elas significam? Hard Skills e soft skills, nada mais são do que respectivamente, habilidades socioemocionais/comportamentais e Habilidades Técnicas. Essas habilidades são desenvolvidas desde quando você é um neném. Elas são compostas por aprendizados que são passados pelos seus pais e o que vocês os vê fazendo, como se comunicar, gesticular, cozinhar, até o jeito de andar e suas posturas.

Alguns exemplos de Soft skills são: comunicação interpessoal, persuasão, resolução de conflitos, capacidade de trabalhar sobre tensão/pressão, senso de dono/liderança e capacidade analítica. Já para Hard Skills, a gente tem algumas como: idiomas estrangeiros, graduação, cursos técnicos, entre outras. Uma excelente recomendação de leitura para esse tema é “O que eles não te ensinam na faculdade”. É um livro com um título curioso e que gera boas reflexões.

Mas o ponto aqui é, a gente só melhora quando se desafia a melhorar. Por exemplo, quando você vê alguém fazendo algo, você aprende logo de primeira? Se sim, parabéns! A maioria das pessoas, precisam ficar por algumas horas para aprender algo e caso queiram se tornar especialistas, precisam treinar até 10 mil horas, como está escrito no livro “Outliers” do Malcolm Gladwell e o livro é acompanhado por várias histórias que confirmam o que é dito sobre a teoria. Essas habilidades, não são qualquer habilidade, elas são fundamentais para você se dar bem no mercado de trabalho, no empreendimento ou até mesmo nos seus relacionamentos. Existem algumas maneiras de se aprender uma habilidade e até adquirir uma experiência que pode ser super bacana e importante para a sua primeira oportunidade de trabalho. Já pensou nisso?

Uma oportunidade de gerar impacto social, obter experiência em um determinado assunto e ainda de quebra aprimorar uma habilidade são os voluntariados. Já falamos aqui nesse blog post (inserir link) sobre as atléticas, comunidades de inovação e algumas outras opções para você. “Tá, mas qual é a maneira?”

É o trabalho voluntário. Esse é o momento onde você tem a oportunidade de desenvolver uma habilidade, ampliar seu networking, se relacionar melhor e ainda poder desenvolver aquela experiência que pode ajudar você a conseguir a tão deseja vaga. E as possibilidades não param por aqui! Existe uma que a gente gosta muito, e não é puxando sardinha, mas com certeza são momentos únicos de desenvolver várias skills em um só lugar, e esse lugar são os Hackathons. Já comentamos por aqui o que é um Hackathon, aqui nesse blog post.

Os Hackathons são momentos onde você consegue desenvolver habilidades incríveis e que com certeza estão sendo demandas pelo mercado nesse exato momento como, marketing, programação e negócios. A gente sabe que dentro dessas três áreas existem muitas possibilidades e dentro delas a gente pode desenvolver técnicas de vendas, como realizar uma boa apresentação, como criar um protótipo com algumas poucas linhas de código através de ferramentas como figma, por exemplo.

A gente falando dessa forma você não deve estar acreditando que é só participar de um Hackathon que você irá desenvolver todas essas habilidades, não é mesmo? Realmente não. E é por isso que a gente gosta desses eventos, porque eles são rápidos, costumam acontecer em 3 dias (sexta, sábado e domingo) e sempre tem várias trilhas de conhecimento. Você pode participar de hackathons voltados a sustentabilidade, impacto social, direito, igualdade racial, entre outros. E para cada abordagem, existem vários conteúdos explicando sobre aquele tema, então você acaba aprendendo muito sobre diversos assuntos com especialistas em poucos dias. Onde você poderia aprender sobre várias coisas, de graça, construir um novo negócio ou solução, conhecer pessoas novas, tudo em um só lugar? Por isso que a gente ama esses eventos eletrizantes de finais de semana.

Mas diz aí, qual será a próxima habilidade que você vai desenvolver?