Hackathons – Como participar de um hackathon em março e abril de 20212 minutos de leitura

Você deve estar se perguntando: “onde eu encontro Hackathons para poder participar e me conectar com pessoas que estão buscando desenvolver soluções inovadoras?”. Não precisa mais procurar. Você encontrou! E antes disso, se você nunca participou, tem curiosidade ou já é uma pessoa experiente de hackathons, sempre é bom encontrar diversas opções para poder escolher. E agora para que você possa ficar sempre alerta aos próximos Hackathons e eventos de inovação aberta como esses que iremos deixar listados aqui embaixo, nós temos algumas dicas.

EJ’s e Atléticas

Para você que é universitário ou universitária, essas são duas excelentes dicas para se manter conectado com eventos colaborativos e que buscam inovar na solução de desafios. As Empresas Juniores são formadas por alunos e alunas de ensino superior e técnico em suas respectivas modalidades que buscam resolver desafios das pessoas e empreendedores de suas regiões. Nesse movimento, todas as pessoas que estão inseridas nela tem um grande espírito de “fazer acontecer”. Se a escola está passando por um desafio, os alunos se juntam para resolvê-lo e, assim, funciona com as universidades também. Além desse movimento, existem as atléticas, que são organizações construídas por universitários de diversos cursos de uma determinada universidade/faculdade que também tem o foco de promover eventos e ações para manter o espírito universitário sempre vivo com muita competitividade, trabalho em equipe e muita diversão.

Comunidades e Hubs de Inovação:

Agora para você que é recém-formado(a) e está buscando se manter conectado, às comunidades e hubs de inovação podem ser boas opções para quem busca ambientes mais dinâmicos e desafiadores. As comunidades e os Hubs buscam sempre fomentar ações para todos os agentes que estão ligados a elas, sejam empreendedores tradicionais ou as famosas startups em seus modelos mais inovadores. As pessoas entendem que desenvolver eventos que tenham como foco o dinamismo, cooperativismo e trabalho em equipe para a solução de problemas complexos é algo fundamental num mundo atual como esse que nós vivemos e acredito que você possa concordar. Não é mesmo? Para facilitar a sua busca sobre as comunidades do seu estado e de todo o país, vou deixar esse mapeamento realizado pela AbStartups sobre as comunidades do Brasil.

Se você se conectar em alguns desses movimentos, comunidades ou Hubs, com toda certeza poderá não apenas buscar eventos, mas construir o seu próprio. Agora sem mais delongas, listamos aqui um mapa de 2021.1 (fevereiro, março e abril) fresquinho dos principais eventos de hackathon que você pode se inscrever hoje mesmo. Vamos manter atualizações recorrentes para você poder saber quais eventos de inovação aberta estão acontecendo pelo Brasil.