O que é um hackathon?2 minutos de leitura

 

Este é um post originalmente publicado como parte do Hackathon Guide criado por Joshua Tauberer baseado na execução e participação em muitos hackathons.

Eu defino “hackathon” de forma muito ampla:

 

  • Hacking é a solução criativa de problemas. (Não precisa envolver tecnologia.)
  • Um hackathon é qualquer evento de qualquer duração em que as pessoas se reúnam para resolver problemas. A maioria dos hackathons que fiz também tem uma trilha paralela para workshops.
  • Os participantes normalmente formam grupos de cerca de 2 a 5 pessoas, pegam seus laptops (se o evento for temático de tecnologia) e mergulham nos problemas. Os workshops de treinamento são um ótimo caminho paralelo, especialmente para os recém-chegados, mas também para todos os participantes.

 

Energia positiva

Hackathons têm tido uma má reputação por causa de alguns que têm uma estrutura competitiva doentia e por estabelecerem expectativas irrealistas. Não execute um hackathon como esse e você estará no caminho certo. Aqui estão os objetivos que tenho em mente:

 

  • Fortalecer a comunidade para a qual o hackathon se destina.
  • Seja receptivo aos recém-chegados à comunidade.
  • Ofereça aos participantes uma oportunidade de aprender algo novo.
  • Forneça um espaço e um tempo para que os participantes avancem nos problemas de seu interesse.

Não espere realmente ter resolvido um problema até o final do hackathon. Os problemas da vida real são difíceis! Pense no hackathon como uma parada em uma longa jornada para resolver problemas ou como uma sessão de treinamento para preparar os participantes para a solução de problemas.

Já que você não vai resolver um problema, não coloque pressão irreal (e prejudicial à saúde) sobre seus participantes. Não fique acordado a noite toda, não bombardeie os participantes com cafeína e não faça vencedores e perdedores. Apenas não faça isso. Nunca houve cerveja, competições ou pressão de tempo em meus hackathons. Os participantes devem vir com energia e ser recebidos com energia positiva.

 

Espere – talvez um hackathon não seja a coisa certa

Minhas notas abaixo são principalmente logísticas e assumem uma abordagem centrada na tecnologia. Suponho que você queira conduzir uma hackaton. Mas leia Então você acha que deseja executar um Hackathon? Think Again de Laurenellen McCann para ideias sobre outras (e às vezes melhores) maneiras de envolver a comunidade.

 Considere também não chamar seu evento de “hackathon”. Nem todo mundo saberá o que você quer dizer, e “hackear” pode tornar menos provável que todos os grupos se sintam bem-vindos .